Por que Empreender, Profissionalmente no Brasil

Empreender é se utilizar das suas competências e habilidades, para construir, ou melhor, realizar algo valoroso, com sua autonomia, criatividade e comprometimento, assumindo os riscos, os obstáculos e as adversidades, com muita consciência e clareza profissional.

E, por que empreender na profissão?

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE de 2021, o índice de desempregados, no Brasil é de 14.444 mil pessoas, que estão fora do mercado de trabalho. E, ainda, se considerar regiões, o Nordeste foi a que mais sofreu, com um índice mais elevado.

Portanto, para muitos profissionais EMPREENDER não é uma escolha, é a única oportunidade. Assim, acabam por trilhar o caminho, mas sem a mínima experiência com empreendedorismo. Falta para muitos a base que eleva a caminhada na direção do objetivo com o foco necessário, para não sair da rota de ação e, falta, também, a base para análise de cenário, cumprimento de metas, estratégias, que é o planejamento.

Só para se ter uma ideia, 46% das pessoas jurídicas, no Brasil, são abertas para “serviços”, contra 35% para o “comércio”. Logo, cada vez mais o profissional tem procurado empreender como solução contra o desemprego.

É muito importante entender os passos para iniciar o empreendimento, sob pena, de não o fazendo, o negócio morrer, falir mesmo.

O profissional empreendedor tem que ser capaz de planejar e executar o que se propõe com muita vontade e determinação, competência e uma boa dose de força de vontade.

 

*https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/por-que-empreender,de1e3c3ef3107410VgnVCM2000003c74010aRCRD

×