Hábitos construtivos para alcançar o estado desejado na profissão.

O que são hábitos?

Segundo Duhigg (2012) são as rotinas que se constroem quando passa por três estágios, no cérebro, que ele chama de loop. O primeiro estágio, chamado “deixa”, pois ocorre uma deixa, um estímulo que manda seu cérebro entrar em modo automático, e indica qual o hábito ele deve usar. Depois, no segundo estágio, cria-se uma rotina, que pode ser física, mental ou emocional. Finalmente, no terceiro estágio, há a recompensa, criada pelo hábito, que ajuda o cérebro a saber se vale a pena ou não memorizar este loop específico para o futuro.

Existe um gatilho, que se chama deixa, que passa para rotina e ganha uma recompensa que determina se permanece ou não com o hábito a posteriori. Isso implica, dizer que, a recompensa sendo agradável, o hábito é instalado como um chip e, pode ficar por muito tempo.

Percebe-se, então, o quão é importante criar uma recompensa para os hábitos saudáveis, que possam auxiliar a conquistar os resultados em todas as áreas da vida, incluindo a profissional. Ou, ainda, em mudança de hábito. Substituir os hábitos que de alguma maneira prejudicam a chegada aos resultados desejados.

É muito importante reconhecer o que pode impedir alguém de ser tudo o que veio para ser, ou mesmo, deseja ser. Observando que um hábito começa com a deixa, passa pela rotina e termina na recompensa, num circulo que permanece até a tomada de consciência do referido hábito e, a partir desse momento, analisar se contribui ou não para o alcance dos resultados desejados.

Se ao analisar os hábitos, for percebido que algum dificulta a jornada profissional, é momento de substituir, criando uma recompensa muito maior e melhor do que a que limita, prejudica a chegada.

Diante desse tema, muito importante para a percepção de alguns pontos de melhoria na profissão, é momento de colocar em prática.

Tá esperando o quê? Vai lá e faz!

×